domingo, 31 de julho de 2011

Uma alternativa para um lugar já consagrado!!!

Olá.

Como podem ver temos uma sequência de postagens!!!
Digamos que será uma postagem excepcional por não ser um parque. Mas, é uma área de proteção ambiental que segundo as fontes foi preservada em função das espécies de libélulas que habitam-na. Além disso, fica em uma região turística importante e com um tipo de trajeto inédito para mim.
A trilha se chama Mirantes da Serra, em Tiradentes. É uma pequena travessia na Serra de São José com duração de cinco a seis horas, dependendo do grupo, com 13 kms, aproximadamente. Ao olhar da cidade tive a impressão que nesse espaço de tempo não seria possível fazer esse trajeto.........mas, o barato está aí, né? E é por isso que fiz questão de fazer esse registro. Ou melhor, esse foi um dos motivos. Outro foi por ao longo do percurso ser possível passar por diferentes, e bem destacados, tipos de ecossistemas. A trilha, ao sair da área urbana, inicia em área de Mata Atlântica de encosta. Obviamente, pela proximidade com a cidade, encontra-se alterada, com um trecho ou outro preservado. Nesse ponto o destaque fica para a calçada dos escravos, que é uma parte composta por uma estrada de pedra feita pelos escravos no período colonial. Assim, a caminhada é facilitada, porém, interessante de se conhecer. Ao final do calçamento você chega no Campo Rupestre, que é quando inicia a caminhada no platô da serra. Sou suspeito quando se trata de Campos Rupestres. Adoro!! Acho que é a melhor vegetação para se caminhar, fotografar e observar. Tem uma diversidade apreciável e que permite que você veja a profundidade/horizonte do ambiente, além de sempre estar associado as matas ciliares e campos de altitude.....sem dizer nas diversas formações rochosas.......prefiro que as fotos mostrem o que tento dizer!!!

Como estamos no alto da serra é possível ver Tiradentes e outras serras de lá, como as serras de Carrancas e de Ibitipoca!!! Obviamente que, se o tempo permitir, qualquer um desses pontos de observação é um ótimo local para o lanche, ou para apenas ficar refletindo e olhando para o horizonte.......
A trilha segue para a outra encosta do serra, onde fica a vegetação Campos de Serra. Bem mais homogênea que os outros trechos, o ritmo nessa parte fica um pouquinho mais rápido. No nosso caso, em especial, porque é um trecho onde há menos interpretação de ambiente, uma vez que nosso guia procurava fazer com certa frequência esse exercício. Aliás, por coincidência, já conhecia o nosso guia (Juliano), ao fazer uma viagem para Carrancas em 2004. De guias locais (aqueles que nascem na região e buscam esse tipo de trabalho), ele é um dos que mais procura fazer intrepertações de trilha!!!
A parte dos Campos termina em um vale muito bonito que nos leva a uma cachoeira e uma piscina natural que eles chamam de Manguezal. Sinceramente, não sei o porque desse nome. Eles também não souberam me dizer........Mas, para um dia quente, é um ótimo local para banhos.

Daí em diante o trajeto é feito margeando áreas particulares em meio a mata ciliar já bastante alterada. Ao chegar em outra parte da cidade e olhar para trás, fica a impressão que as seis horas foram rápidas demais para conseguir atravessar a serra que se impõe ao fundo.


Se um dia passar em Tirandetes, mais do que visitar igrejas e prédios históricos, você tem essa opção muito agradável, por sinal. A cidade é previlegiada por sua história, mas também por um belo entorno natural parcialmente preservado.


Um abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário