Como podem ver temos uma sequência de postagens!!!
Digamos que será uma postagem excepcional por não ser um parque. Mas, é uma área de proteção ambiental que segundo as fontes foi preservada em função das espécies de libélulas que habitam-na. Além disso, fica em uma região turística importante e com um tipo de trajeto inédito para mim.A trilha se chama Mirantes da Serra, em Tiradentes. É uma pequena travessia na Serra de São José com duração de cinco a seis horas, dependendo do grupo, com 13 kms, aproximadamente. Ao olhar da cidade tive a impressão que nesse espaço de tempo não seria possível fazer esse trajeto.........mas, o barato está aí, né? E é por isso que fiz questão de fazer esse registro. Ou melhor, esse foi um dos motivos. Outro foi por ao longo do percurso ser possível passar por diferentes, e bem destacados, tipos de ecossistemas. A trilha, ao sair da área urbana, inicia em área de Mata Atlântica de encosta. Obviamente, pela proximidade com a cidade, encontra-se alterada, com um trecho ou outro preservado. Nesse ponto o destaque fica para a calçada dos escravos, que é uma parte composta por uma estrada de pedra feita pelos escravos no período colonial. Assim, a caminhada é facilitada, porém, interessante de se conhecer. Ao final do calçamento você chega no Campo Rupestre, que é quando inicia a caminhada no platô da serra. Sou suspeito quando se trata de Campos Rupestres. Adoro!! Acho que é a melhor vegetação para se caminhar, fotografar e observar. Tem uma diversidade apreciável e que permite que você veja a profundidade/horizonte do ambiente, além de sempre estar associado as matas ciliares e campos de altitude.....sem dizer nas diversas formações rochosas.......prefiro que as fotos mostrem o que tento dizer!!!
Como estamos no alto da serra é possível ver Tiradentes e outras serras de lá, como as serras de Carrancas e de Ibitipoca!!! Obviamente que, se o tempo permitir, qualquer um desses pontos de observação é um ótimo local para o lanche, ou para apenas ficar refletindo e olhando para o horizonte.......
A trilha segue para a outra encosta do serra, onde fica a vegetação Campos de Serra. Bem mais homogênea que os outros trechos, o ritmo nessa parte fica um pouquinho mais rápido. No nosso caso, em especial, porque é um trecho onde há menos interpretação de ambiente, uma vez que nosso guia procurava fazer com certa frequência esse exercício. Aliás, por coincidência, já conhecia o nosso guia (Juliano), ao fazer uma viagem para Carrancas em 2004. De guias locais (aqueles que nascem na região e buscam esse tipo de trabalho), ele é um dos que mais procura fazer intrepertações de trilha!!!A parte dos Campos termina em um vale muito bonito que nos leva a uma cachoeira e uma piscina natural que eles chamam de Manguezal. Sinceramente, não sei o porque desse nome. Eles também não souberam me dizer........Mas, para um dia quente, é um ótimo local para banhos.
Daí em diante o trajeto é feito margeando áreas particulares em meio a mata ciliar já bastante alterada. Ao chegar em outra parte da cidade e olhar para trás, fica a impressão que as seis horas foram rápidas demais para conseguir atravessar a serra que se impõe ao fundo.
Se um dia passar em Tirandetes, mais do que visitar igrejas e prédios históricos, você tem essa opção muito agradável, por sinal. A cidade é previlegiada por sua história, mas também por um belo entorno natural parcialmente preservado.
Um abraço à todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário