quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Onde a fronteira é apenas um detalhe....

Olá pessoal.

Após um hiato, por conta das férias, estamos com novos lugares para divulgar.

O destino foi a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo foi conhecer um dos lugares que há muito tempo anotei na minha lista: o cânion Itaimbezinho.
Para isso é necessário rodar cerca de 1000 km saindo de sampa..... ufa. A região possui dois parques nacionais: o Aparados da Serra e o Serra Geral. Assim, se você for para aquelas "bandas" deve visitar ambos!!
A parte alta dos cânions pertence à Rio Grande do Sul e a parte baixa à Santa Catarina. Porém, quando se trata de belezas naturais como essas pouco importante a geografia política. Há dois caminhos para as entradas principais dos parques, que ficam na parte alta dos cânions. O mais perto é entrando em Praia Grande, uma das últimas cidades de SC e seguir sentido Cambará do Sul pela serra. A maior parte da estrada é de chão, que está bem conservada, mas como é muito pedregoso um carro baixo pode receber umas pedradas.... Outro caminho é pegar a rota do sol - sentido Caxias do Sul - sentido Cambará do Sul. É mais longo, porém todo asfaltado e com belas paisagens também.
Como fomos direto para Cambará do Sul, decidimos conhecer primeiro o cânion Fortaleza no Parque Serra Geral. Nessa época do ano é recorrente haver muita neblina nos cânions por conta da alta umidade e de acordo com os locais esse cânion costuma ser o mais difícil de conseguir ter boa visibilidade.
O parque tem pouca infra-estrutura e não cobra taxa de entrada. Há apenas uma cancela onde um guarda faz um controle dos veículos que acessam o parque. A estrada que liga Cambará do Sul até o parque não é muito boa o que necessita ir devagar com carro de passeio comum. Na verdade ela está sendo pavimentada, o que não é muito bom decorrente da pouca infra-estrutura que o parque possui. O estacionamento fica próximo de uma das escarpas do cânion e a caminhada até a fenda é leve e rápida. Na verdade é possível chegar muito próximo a escarpa, pois em nenhum ponto há proteção ou um deck de observação. Se por um lado permite uma relação mais intensa com o visual, por outro, se torna perigoso, principalmente se o acesso ao local for facilitado.
Tivemos que ter paciência para conseguir avistar algo, pois estava nublado não sendo possível ver o outro lado do paredão. Decidimos fazer uma trilha que da acesso a um dos pontos mais altos do cânion e esperar, por lá, o tempo abrir um pouco. Valeu a pena esperar. O tempo deu uma limpada e foi possível ver o primeiro ponto aonde estávamos e ter noção do caminho percorrido e também do quanto subimos. A trilha é tranquila e leva uns 40 minutos. De lá, olhando na direção contrária é possível ver o litoral. Mas, como estava um pouco fechado não conseguimos avistar o mar..... Mas, só de sentar e observar o cânion já da muita paz e já vale o passeio. A imensidão da parede é algo indescritível. Em um dos pontos pode-se avistar uma enorme queda d'água.
Uma vez feita a parte alta do cânion Fortaleza nosso próximo destino foi o Parque Aparados da Serra para conhecer o Itaimbezinho. O parque cobra seis reias por pessoa e cincor reais por veículo. Mas, a visibilidade era zero por conta da forte neblina. Embora, naquele momento, estivéssemos chateados com isso, a experiência de observar a névoa que se forma dentro do cânion é interessante. Alguns guias, que levavam turistas para o local, davam explicações de como se dá tal processo.
Mediante situação e como o Parque Aparados da Serra não abre de segunda e terça-feira, decidimos fazer passeios na parte de baixo ou fora do parque. Com um guia fomos primeiro conhecer o Pico da Pedra Branca, que não pertence a nenhum dos parques. São quatro horas de trilha (ida e volta), sendo que boa parte dela é subida, e que subida!!! Não dá para ir sem um guia, pois tem trechos complicados e a segurança é fundamental nessa trilha, além de necessitar de um bom preparo físico também. Contudo, a vista recompensa o esforço e na volta quando você olha novamente para a Pedra não acredita que conseguiu chegar até lá. O lugar tem tão pouco movimento que tivemos a oportunidade de ver três cobras (duas jararacas), vários lagartos e duas caranguejeiras, fora as aves que são de praxe. Mas, em um mesmo ponto encontrar uma jararaca e duas caranguejeiras, foi a primeira vez que vi isso!!! Detalhe: leve protetor solar, pois não tem sombra nenhuma lá em cima e se estiver sol no dia vai queimar, e muito. Uma dica: na estrada você vai passar por uma comunidade Quilombola onde um dos moradores tem plantação de morango. Você pode tomar um delicioso suco de morango baratinho. O guia vai comentar com certeza!!!

No dia seguinte optamos por um passeio na parte de baixo, subindo rio, de outro cânion que fica dentro do Parque Serra Geral, o Malacara. Nunca tinha feito esse tipo de trilha em que o tempo todo você vai cruzando o rio. Como na região tem rocha para todo lado, o leito do rio é formado pelo fragmento de grandes rochas, em outras palavras, o rio é só cascalho. Assim, tem trechos que se o nível estiver alto fica impossível atravessá-lo, por isso é importante ter um guia. Outra coisa, não leve nada que tenha que ser carregado nas mãos, você com certeza vai deixar cair no rio nos trechos mais fundos em que exige mais cuidado para atravessar. Vá de mochila, e só! Como esses passeios ficam na parte de baixo dos cânions, próximos a cidade de Praia Grande, você vai precisar fazer contato com alguma das agências de turismo da cidade, pois eles sabem das condições dos rios e das trilhas, principalmente no verão quando há mais chuvas na região. O objetivo dessa trilha é subir parte do rio que corta o referido cânion e poder avistar seus paredões por baixo, o que dá uma sensação diferente de quando se olha da parte alta da grandeza dessas formações. Depois de uma hora e meia de caminhada chega-se em uma pequena cachoeira que forma uma ótima piscina para banho com água super gelada, é claro!!! O caminho da volta é o mesmo, assim, em mais ou menos quatro horas, incluindo o banho na piscina, é possível fazer esse passeio. Há outra trilha semelhante e de maior nível que é a trilha do Rio do Boi. Na verdade é a mais famosa na parte de baixo dos cânions, onde o trajeto é dentro do cânion Itaimbezinho. Ficamos inclinados a fazê-la também, mas não podíamos voltar sem visualizar esse cânion do seu ponto mais famoso que é justamente na parte alta.

Diferente do primeiro dia em que a visibilidade era zero, em nosso último dia de viagem podemos desfrutar de todo visual que o lugar oferece e ter maior noção de como a massa de ar carregada fecha toda a fenda! O Fortaleza é imponente, mas o Itaimbezinho é sem dúvida o mais bonito. A infra-estrutura do parque ajuda, no que diz respeito a ter vários pontos de observação. Além disso, o local escolhido também é estratégico, pois possibilita caminhar pelas duas escarpas do cânion. Tem duas trilhas auto guiadas. A menor com 1,5 km chamada de Vértice, onde é possível observar a linda cachoeira das Andorinhas, que forma abaixo o Rio do Boi, e que deve ter recebido esse nome justamente por ser a trilha em que margeia a junção das escarpas do cânion.

A outra trilha, chamada de Cotovelo, é mais longa e tem torno de 6 km (ida e volta). De fácil acesso, seu maior trecho é feito pela estrada parque na parte em que tem vegetação mais alta. Ao chegar na borda do cânion há um mirante que permite ter uma visão geral do lugar. A trilha continua margeando essa borda indo até o limite do parque. Em vários pontos pode-se parar para observar a beleza de um dos cânions mais famosos do país.
Acho que fomos privilegiados de poder ver o cânion em situações distintas e presenciar um fenômeno natural comum naquele lugar.

Bem, fica mais uma dica de um ótimo lugar para se conhecer. Há pousadas, albergues, lanchonetes e restaurantes com preços acessíveis. Mas, se procura um aconchego não falta pousadas típicas de regiões para aqueles que gostam de curtir um friozinho a dois, principalmente em Cambará do Sul. Para além disso, a natureza do entorno é ímpar e vale a pena todo esforço para conhecer as diversas atrações existentes. Então, pé na estrada!!

Logo mais postarei outras fotos na minha página do flikr: http://www.flickr.com/photos/fotos_ado

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário