terça-feira, 5 de junho de 2012

Tudo por uma causa.....

Olá.

Para não deixar passar o semestre em branco resolvi fazer um role diferente nesse fim de semana. Como o título já sugere, a trilha nesse último fim de semana foi dedicada à sustentabilidade!
Não farei aqui nenhum parenteses a respeito desse tema, que obviamente tem sido muito discutido nos últimos anos. Assim, vamos ao que interessa.
O registro dessa vez é sobre uma trilha noturna no Parque Alfredo Volpi no último sábado dia 02/06/2012. É uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, coordenada pela: Equipe Trilhas Urbanas. A ideia é promover uma ação ambiental em alguns parques urbanos com o intuito de valorizar esses espaços e proporcionar uma outra relação da população com o ambiente em que vivemos. Que, cá para nós, anda bem depauperado... Para conhecer mais o trabalho deles acesse: http://www.equipetrilhasurbanas.pro.br/
Como estávamos na Virada Sustentável, essa trilha foi feita de noite, obviamente!
Por ser um parque urbano, cravado no meio do bairro do Morumbi, não encontramos tantos atrativos quanto naqueles estaduais ou nacionais. Mas, podemos dizer que esse, em especial, tem vestígios do que foi aquele lugar antes da urbanização, o que torna possível uma relação com a natureza mais preservada. De acordo com os guias existem bastante aves, répteis e até pequenos mamíferos por lá.
Foi um passeio de quase duas horas com algumas paradas para interpretações que vão desde explicações sobre a flora local, histórias do parque, até contos folclóricos. Os monitores são bem preparados e animados o que é importante quando se trata de ter um grupo heterogêneo como os que participam dessas atividades. Além disso, a noite estava agradável com uma linda lua e por ter sido uma experiência diferente próximo de casa.

  


Fica a dica para aqueles mais tranquilos. No site da equipe é possível saber quais os locais e as datas dos próximos passeios.

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário