terça-feira, 15 de junho de 2010

Trilha Pedra Grande - Atibaia

No último sábado, depois de várias saídas combinadas que falharam, consegui conhecer a Pedra Grande em Atibaia. Realmente o lugar é muito perto, e o passeio vale a pena para quem ainda não foi!!! Estava muito frio e aqui na capital já garoava por volta das 7:3o quando saímos. Em Atibaia ainda estava bem frio, mas não garoava. O caminho que fizemos não passa pelo centro da cidade, pegamos a entrada do Frango Assado na Fernão Dias. A entrada da trilha fica dentro de um condomínio onde é possível deixar o carro em uma das ruas próximo a ela. Na verdade é um acesso para três trilhas: da Deusa, da Mangueira e dos Monges, todas de pelo menos nível médio e de mais de dois Km. Seguimos pela primeira que está bem demarcada e até bem conservada. Logo no começo já da para ter uma ideia de como vai ser, SEMPRE subindo!!! No primeiro trecho tem vegetação baixa e você vai contornando grandes rochas no caminho. Dali já da para tirar umas fotos legais da cidade lá embaixo. No segundo trecho passamos por partes com vegetação mais alta e da para sentir a temperatura cair um pouco conforme a subida, em uma delas tem um riacho onde podemos abastecer as garrafas d` água. Já perto do ponto mais alto tem trechos mais planos e dá para sentir o vento frio batendo forte na gente. Por isso, no inverno é bom não esquecer de levar luvas e gorros. Lá em cima ainda estava muito nublado e as vezes a neblina cobria as rochas que ficam acima do grande platô, mas o legal é poder subir por aquelas rochas íngrimes. Levamos cerca de duas horas para chegar no ponto mais alto e realmente a vista é muito bonita!!! De lá é possível avistar o Pico do Jaraguá e a Serra do Japi!!! E para a nossa sorte, depois do lanche que fizemos, o tempo limpou bastante, assim foi possível ver melhor o entorno, e embora já tenha as tradicionais espécies exóticas invasoras ainda dá para ver exemplares nativos, como orquídeas. A descida, para quem não está acostumado, pode ser cansativa decorrente de ser o final do passeio. Mas, poder pegar o começo do por do sol de uns trechos da volta vale a pena, quem já teve a oportunidade comenta que lá no platô é ainda mais bonito, mas como não fomos de carro até o limite tínhamos que descer antes de escurecer.
Fica aí a dica de um bom passeio de um dia!!!