segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dois em um.......

Olá.

Dessa vez farei um registro de duas visitas. Por que? Poque não foi possível conhecer bem ambos os parques, uma vez que as visitas aconteceram em meio a viagem de trabalho. Mas tá valendo, o importante é divulgar os lugares!!!!
O primeiro chama-se Parque Estadual dos Pirineus em Goiás próximo de Pirenópolis a mais ou menos 140 km de Brasília. Saindo da capital você deve seguir na Br 070, passar por Águas Lindas de Goiás pegar a Go 338. Em duas horas é possível chegar ao parque que fica uns 20 km antes de Pirenópolis. Chegamos por volta das 15:30 e não havia ninguém no portão de entrada do parque, na verdade nas quase duas horas que ficamos por lá não vimos nenhum funcionário.......na hora é impossível não lembrar da estrutura dos parques aqui de São Paulo!!! Contudo, as estradas dentro do parque estão bem conservadas. Tentamos fazer uma trilha seguindo umas pessoas que estavam andando por lá, mas como começou a chover tivemos que abortar e andamos de carro por alguns trechos. A paisagem é muito bonita cercada por montanhas com formações interessantes e com vários tipos de fitofissionomias de cerrado.
O pouco tempo em que ficamos lá deu para observar algumas aves e segundo uma placa é um local habitado por aves raras. Como dito, foi uma passagem e não uma visita bem planejada, ficando a dica para quem for passear por esses lados. A cidade tem bastante agências de turismo onde se pode obter informações de vários passeios fora do parque. Fizemos um no dia seguinte, mas, são passeios com outro propósito, pensados para grande público e com restaurante próximo ou nas mediações das cachoeiras e coisas do tipo..........Penso que vale a pena investir um guia no parque!!!


A outra dica é o Parque Nacional de Brasília. Foi também uma visita rápida, pois tinhámos que pegar o avião para sampa a tarde. Se você estiver no centro nas asas do plano piloto é bem rápido. Porém, não sei descrever o caminho, porque a lógica daquela cidade é completamente diferente daqui, rsrs. O engraçado é que perguntamos para pessoas no caminho e elas não sabiam responder, até uma guarde de trânsito não soube!!!! Ai você o quanto as pessoas pouco desfrutam desse lugares e é por isso que muitas vezes temos estruturas como o do parque acima.........Bem, o lugar é grande e tem umas particularidades que só vi lá até então!!! Tem piscina (misto de natural com artificial) para o público e lógico uma lanchonete e vestiários. Tem só duas trilhas a da Capivara que fizemos inteira com 1,3 km e de fácil acesso, onde alguns visitantes fazem aquelas típicas caminhadas semanais. Ela fica na parte com mata de galeria do parque e é toda delimitada por uma cerca de madeira. Em meia hora da para faze-la.
A outra fica na parte mais alta do parque. Chamada de Cristal Água fica na parte de cerrado e tem uns 5 km. Como nosso tempo era curto andamos só um pouquinho para conhecer o cerradão da capital federal. Ela é bem larga para passar carros, porém só os autorizados. Mas, imagino que deva ser legal faze-la de carro ou mesmo bicicleta, pois facilita ver alguns bichos. Detalhe: dava para perceber que houve uma queimada por lá.......típico desse ambiente.

Bem, se um dia for visitar Brasília se organize e tente visitar esses bonitos lugares de fácil acesso!!!

Abraços e até a próxima.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O sal que mina......

Olá.
Depois de dois meses estou aqui para relatar mais um lugar no qual conheci. Acabou rolando um gap, pois conheci esse parque no último dia 19, mas só me organizei hoje para apresentá-lo a vocês por ter um que especial, esse é meu primeiro relato internacional. O lugar na verdade é uma mina de sal em uma cidade Colombiana que fica a mais ou menos uma hora da capital Bogotá. Bem, a princípio podemos dizer que estou abrindo um exceção por não ser tratar de um lugar natural, mas resolvi inserí-lo por ser considerado um parque pelo governo do país. E como o blog carrega o nome Parques acho que é válido fazer esse registro!!!!

O Parque de la Sal fica em Zipaquira. Uma pequena e agitada cidade conhecida hoje por ser a capital salineira do país e por abrigar a primeira maravilha da Colômbia. Essa condição deve-se a famosa Catedral de Sal construída dentro de uma mina de sal que ainda mantém suas atividades. Realmente é algo ímpar poder entrar em uma mina repleta de obras artísticas religiosas ao meio de mineiradores e algumas explosões!!! A história começa quando mineiradores resolveram fazer uma homenagem a sua padroeira e construíram uma espécie de igreja no próprio local de trabalho. Acontece que o local teve que ser demolido decorrente das atividades mineiradoras. Em função do apelo e fama atribuídos ao feito dos mineiradores, o governo resolveu construir uma catedral como forma de resgatar a história e fé de pessoas que durante anos vem contribuindo nesse atividade. A catedral na verdade é a própria mina. Assim, o que temos hoje é uma trilha dentro da mina com belas obras elaboradas por arquitetos, engenheiros e artistas praticamente feitas só de sal que retrata a via crúcis de Jesus, entre outras coisas, que termina em dois grandes salões, sendo que um deles é uma verdadeira igreja com seus típicos bancos e com a maior cruz de sal do mundo (16x10 m). Nessa igreja ocorre missas periodicamente!!!!

É um trajeto de 1,5 km ida e volta a cerca de 180 m de profundidade. A entrada custa 17 pesos que vai dar em torno de 17 reais e o legal é que nesse valor já inclui um guia. Como já dito são várias esculturas de modo que a todo momento você tem o que observar e registrar. A área externa é muito bonita e bem cuidada o parquinho para as crianças, áreas de descanso e de alimentação. E claro sempre com bandeiras do país. É bonito ver o quanto eles são patriotas!!!

Fica aqui então mais uma dica. E meu primeiro registro internacional. Claro que minha intenção era visitar uma reserva a fim de desfrutar de um outro ecossistema, porém mediante meus limites não foi possível fazer essa empreitada. Contudo, não deixei de visitar um parque!!!

Abrazos y hasta la vista!!!